Entra ano, sai ano, mas uma coisa não muda: para muita gente, manter o lar organizado de janeiro até dezembro é um verdadeiro desafio. Por isso, quando chega novembro, é hora de começar a dar os primeiros passos para repensar o lugar de cada coisa e buscar novas formas de manter a organização da casa.
Uma palavra é consenso entre as organizadoras profissionais para garantir o sucesso do empreendimento: desapego. “Desapego é a palavra-chave na organização. Comece por aí e muitas coisas virão na sequência”, sugere Carmen Van Linschoten, proprietária da empresa Muito Amor Organizer. A também personal organizer Ana Paula Santos, que atua no ABC paulista, concorda: “As pessoas acumulam muitas coisas com base no ‘e se eu precisar?’.
Se em um ano você não usou, não vai usar mais, é hora de se desfazer”, sugere. Além de desapego, planejamento, paciência e disciplina também serão necessários para que a arrumação de fim de ano seja eficiente. Quem nunca começou a fazer uma limpa no armário e desistiu no meio do caminho? Para a personal organizer Jessica Sgargeta Leite, algumas dicas e mudanças de atitude podem evitar que isso aconteça.
“Comece acreditando que essa organização é fundamental e afeta nossa vida de todas as formas – física, mental e financeira” .